Você sente medo de falar em público? Já ouviu falar em glossofobia?
Para muitas pessoas falar em público pode ser um pesadelo e elas entram em pânico quando sabem que precisarão passar por momentos como esses.
Falar com clareza, objetividade, de forma ordenada e assertiva podem abrir inúmeras oportunidades tanto na vida profissional como pessoal.
Para lidar melhor com essas situações que podem surgir em qualquer momento, vamos ver em detalhes:
- O que é glossofobia;
- Quais os sintomas e causas;
- 4 técnicas para vencer a glossofobia.
O que é glossofobia?
Glossofobia, palavra de origem grega (glōssa (γλῶσσα), “língua” + fobos (φόβος), “medo” ou “temor”), é o medo de falar em público, de se expressar para uma pessoa ou um grupo.
Fobia é o medo exagerado de algo ou alguém, promovendo a sensação patológica de angústia infinita. Sendo uma patologia, a fobia é considerada uma doença psicológica, já que as sensações causadas por ela são acima dos níveis considerados normais, colocando o indivíduo em um estado de congelamento.
Pode-se definir Oratória como a arte de falar em público de forma estruturada, com a intenção de informar, influenciar ou entreter os ouvintes.
Sendo uma arte, a boa notícia é que é possível aprender, treinar e se aprimorar na técnica de falar em público
Por isso, vamos entender também os sintomas e as causas da glossofobia.
Quais os sintomas e as causas da glossofobia?
Sintomas físicos:
- boca e garganta seca;
- transpiração excessiva;
- tremores no corpo;
- aumento da frequência cardíaca;
- dificuldade de respirar;
- dor de cabeça.
Sintomas verbais:
- voz trêmula ou fraca;
- voz tensa.
Sintomas emocionais:
- ansiedade intensa;
- medo de esquecer, “dar um branco”;
- sensação de pânico.
As principais causas:
- Falta de auto conhecimento;
- Falta de conhecimento sobre o assunto;
- Falta de experiência.
Fisiologicamente, ao saber que será necessário falar em público, o sistema nervoso simpático (SNS) nos conduz a duas reações: lutar ou fugir.
Conheça 4 técnicas para vencer a glossofobia
Conforme mencionado anteriormente, falar em público é uma arte que pode ser aprendida e aprimorada através de técnicas e estudos.
1. Prepare um roteiro previamente
Algumas pessoas acreditam que comunicar é simplesmente “passar as informações” a alguém ou a um grupo, sem se preocupar se o ouvinte está compreendendo a mensagem.
Por isso, organize os assuntos a serem abordados em tópicos, pensando em 3 blocos: abertura, desenvolvimento e conclusão. Esse preparo com antecedência ajudará a diminuir a ansiedade e insegurança.
Tenha em mente 3 objetivos:
- O QUE você quer comunicar?
- ONDE quer chegar?
- QUAL mensagem quer transmitir?
2. Planejamento
- No caso de uma apresentação com local e horário definido, verifique com antecedência o endereço, a rota e o tempo de deslocamento (dependendo do horário, o trânsito pode congestionar em centros urbanos);
- Separe com antecedência a vestimenta adequada e todos os equipamentos necessários (notebook, datashow, pendrive reserva ou envie a apresentação para seu e-mail, WhatsApp, Google docs, etc..);
- Pontualidade. Chegue pelo menos 45 minutos antes. Isso ajudará a se ambientar, diminuir a ansiedade, testar equipamentos (microfone, datashow, notebook), iluminação, ventilação, posicionamento no palco;
- Se possível, saiba quem é o público, com o máximo de detalhes: crianças, jovens, adultos, homens, mulheres, com ou sem filhos, nacionalidade, escolaridade, profissão, etc… Isso ajudará a adequar a linguagem e o tom de voz (infantil, uso de gírias, linguagem formal ou informal, utilização de termos técnicos ou específicos).
3. Estude e treine
Pesquise sobre o assunto. Quanto mais estudar, se conhecer e saber a teoria, ajudará a se comunicar melhor.
E colocar o conteúdo em prática é ESSENCIAL para o sucesso! Treine sozinho ou com alguém. Fale em frente ao espelho e preste atenção à sua voz.
4. Filme e se assista
A ideia pode parecer estranha, mas se filmar e depois se assistir ajudará a perceber detalhes que podem passar despercebidos. Experimente!
Busque informações e cursos que abordam temas sobre “Falar em Público”, “Oratória”, “Vencer o medo de falar em público”.
Se você tiver interesse em saber mais, adquira o e-book “Oratória na prática – 47 Dicas Poderosas” e desenvolva ainda mais a arte de falar em público.
Sobre o Autor